A Prof. Dra. Márcia Cziulik,
NO CONGRESSO


A Prof. Dra. Márcia Cziulik, do Colegiado de Ciências Biológicas está participando do 1º Fórum Mundial sobre Manejo de Animais Silvestres e do 35o Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, que está sendo realizado na cidade de Gramado de 30 de março a 02 de abril.

Este é o maior evento a nível nacional e um dos maiores a nível mundial em 2011. Estão presentes no evento palestrantes de todos os continentes que irão debater a realidade atual e as perspectivas sobre o manejo e conservação da vida silvestre a nível mundial.

A Prof. Márcia participa do evento com a apresentação de cinco trabalhos sendo um deles o TCC realizado pela aluna Ana Paula Bazia do Curso de Ciências Biológicas e defendido em novembro passado, com o título “Fauna silvestre apreendida na cidade de Guarapuava/PR: uma contribuição para os números do tráfico”.

FESTA!!
CHURRASCO NA SEXTA
DIA 25 DE MARÇO

http://www.emotioncard.com.br/newsite/images/cartoes/1_estaticos/churrasco/churrasco.jpg

POR CULPA DA NOTA QUE O CURSO RECEBEU NA AVALIAÇÃO DO MEC
FOMOS CONTEMPLADOS COM UM CHURRASCO

E OS CONVIDADOS SÃO TODOS DO CURSO DE BIOLOGIA PARA COMEMORAR MAIS ESTA CONQUISTA
O CHURRASCO COMEMORATIVO SERÁ REALIZADO NESTA SEXTA FEIRA DIA 25 DE MARÇO NA NOVA SEDE POLIESPORTIVA QUE FICA AO LADO DO SUPERMERCADO PARTEKA NA RUA XV DE NOVEMBRO.

E VIVA LA FIESTA!!!!

fonte da foto : http://www.emotioncard.com.br/newsite/images/cartoes/1_estaticos/churrasco/churrasco.jpg

HOJE É DIA MUNDIAL DA ÁGUA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbFw-ESymiRs2Ur650r-eM97cqUiRGJX_B-Hq7mwkmgSW_liTPTLpdWGYsRpxbJ7qQ-BR3gBvuAeMrcvMVr_3LiohZyoAgAMG7lu0_7ppUA-z-oVzSdcpyX0MM4TwtPMaehbLuLG010dMP/s1600/gota-na-Agua_2294_1600x1200.jpg



O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

______________________________________________________
COMENTÁRIO DO BLOG:

DIVAGANDO SOBRE FUKUSHIMA-1 :P


______________________________________________________





RADIAÇÃO :

quais as consequências

Tendo uma maior preocupação o Japão agora volta os olhos para a usina nuclear de Fukushima, o maior temor dos especialistas é o que pode ocorrer com as radiações emitidas pela central nuclear Fukushima-1, o local está isolado mas o que preocupa os especialistas é com relação a nuvem radioativa que se formou após as explosões, que segundo o site ciência hoje “deverá chegar à Europa na próxima semana, mas estimam, no entanto, que ela não será nociva à saúde” o site também relatou que ”O governo francês pediu na quarta-feira ao órgão responsável por urgências de saúde no país para fazer um levantamento do estoque de pastilhas de iodo na França, substância que impede que a radioatividade tenha efeitos sobre a tiroide.”

ou seja a Nuvem está vagando por todo o mundo. E não somente na Europa.


O site extra.globo.com diz que “o Ministério da Saúde do Japão elevou, nesta quarta-feira, de 100 mil para 250 mil microsieverts o índice máximo legal de exposição a radiação para trabalhadores de unidades nucleares.” e que a “ decisão foi tomada para permitir o retorno de um grupo de engenheiros e operários a instalações da usina de Fukushima Daiichi, onde tentam conter o superaquecimento nos reatores nucleares.”


Ou seja, quais as consequências para o corpo humano ao receber quantidades diferentes de radioatividade

E A RADIOATIVIDADE LANÇADA PRA ONDE VAI? O QUE O ECOSSISTEMA TEM HAVER COM ISSO? O QUE PODERÁ AFETAR DO OUTRO LADO DO MUNDO( AQUI TALVES)?


AI ESTÁ UMA TABELA RETIRADA DO SITE CIÊNCIA HOJE

Níveis de radiação e efeitos:
Dez mil MiliSieverts: 100 por cento das pessoas que recebem este nível morrem, com destruição da parede intestinal e hemorragias internas;
Seis mil MiliSieverts: Dose a que foram sujeitos os operários de Chernobil e que cederam ao fim de um mês;
Cinco mil MiliSieverts: Uma dose poderia matar 50 por cento dos que estiverem expostos;
Mil MiliSieverts: Hemorragias;
800 MiliSieverts: Provoca vómitos, diarreia e náuseas;
750 MiliSieverts: A queda de cabelos irá manifestar-se entre duas a três semanas.
100 MiliSieverts: Limite de radiação recomendado a cada cinco anos para os operários.
Dez MiliSieverts: TAC de corpo inteiro;
Dois MiliSieverts: É o nível de radiação que recebemos anualmente de forma natural.
Uma exposição entre 50 e 100 milisieverts já provoca mudanças na composição do sangue.

FONTES:

Ciência Hoje

extra.globo.com


FOTO:
http://portugues.torange.biz/photo/8/13/Radia%C3%A7%C3%A3o-1299925152.jpg

______________________________________________________

AVISO:

PODEM COMENTAR AS POSTAGENS,
SÓ NÃO FALEM MAL DO MEU CABELO
... XD

______________________________________________________

Sábado terá a ‘maior’ Lua dos últimos 18 anos

Sábado, dia 19, os brasileiros terão a oportunidade de ver o fenômeno conhecido por “Super Lua”. Na data, a Lua cheia parecerá maior do que o normal. Isso porque ela estará na distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos, divulgou o site português Ciência Hoje. Devido à proximidade, as marés deverão se alterar.

A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui - 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”. O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica - sua distância da Terra é variável - e não circular.

Influência em catástrofes
Alguns esotéricos acreditam que o fenômeno está ligado a catástrofes naturais como enchentes e terremotos. Segundo o Ciência Hoje, até existe uma relação entre as fases da Lua cheia e nova e as atividades sísmicas, já que a força das marés fica mais forte nessas épocas. Assim, consequentemente, as marés aumentam a pressão sobre as placas tectônicas.

Porém, segundo o Centro de Investigação Geológica (CIG) dos Estados Unidos, a Lua não teve relação com o terremoto que devastou o Japão na sexta-feira (11). O tremor aconteceu em um período de fracas marés. Para o órgão, foi apenas uma coincidência o terremoto ter ocorrido uma semana antes da “Super Lua”.


______________________________________________________

COMENTÁRIO DO BLOG:

PORCA MISÉRIA :d
______________________________________________________


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglfibIQzrnlt4v5Jk7UJUAy9w9JX_LUa_zS0UmZs4MYhcHpPu5vnhKBsh_wLEdH8iGfMk1I9iVGSbLTcobvZ6VSE1uLBBY1M5AnT88WgA2qWpV97JStq-UAQoRPePYAdb3GEBy71pH2DVT/s1600/charge2804.jpg

fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglfibIQzrnlt4v5Jk7UJUAy9w9JX_LUa_zS0UmZs4MYhcHpPu5vnhKBsh_wLEdH8iGfMk1I9iVGSbLTcobvZ6VSE1uLBBY1M5AnT88WgA2qWpV97JStq-UAQoRPePYAdb3GEBy71pH2DVT/s1600/charge2804.jpg

PRA QUEM NÃO ENTENDEU O QUE ESTÁ ACONTENCENDO COM AS USINAS NUCLEARES NO JAPÃO, ASSISTA ESSE VIDEO :D
É COMO OS JAPONESES ESTÃO TENTANDO EXPLICAR PARA AS CRIANÇAS O QUE ESTÁ OCORRENDO
MUITO CRIATIVO




______________________________________________________

COMENTÁRIO DO BLOG:

ACHEI LEGAL.
AS CRIANÇAS NÃO ENTENDEM O QUE OCORREU,
E ACABAM FICANDO PREOCUPADAS,
ISSO EXPLICA O QUE ESTA OCORRENDO DE FORMA
CRIATIVA,


______________________________________________________

Acidente Nuclear

Japão pede ajuda internacional para evitar desastre nuclear em Fukushima




Usina nuclear de Fukushima tem radiação mil vezes maior após Terremoto no Japão


PROFESSORA MÁRCIA PALESTRANDO NA ESPANHA!!!

A professora é superstar!!!


Clique aqui para saber mais

Ciências Biológicas recebe nota 4 em avaliação do MEC
AGORA É
http://www.pharmacytimes.com/media/image/icon_star.jpghttp://www.pharmacytimes.com/media/image/icon_star.jpghttp://www.pharmacytimes.com/media/image/icon_star.jpghttp://www.pharmacytimes.com/media/image/icon_star.jpg

Formar profissionais com excelência acadêmica e forte caráter humanístico e instruir a comunidade escolar a engajar-se na institucionalização de uma sociedade justa, solidária e fraterna. É essa a missão que permeia todas as ações desenvolvidas pela Faculdade Guairacá. E, como forma de reconhecimento pela qualidade no ensino, o curso de Ciências Biológicas recebe nota 4 (a nota máxima é 5) em avaliação do Ministério da Educação.
A Comissão de Avaliadores do MEC (Ministério da Educação) foi recebida entre os dias 02 e 04 de março pela coordenadora do curso, Elisângela de Souza Lima, e pelo Diretor Geral da faculdade, Juarez Matias Soares, para avaliação presencial do curso de Ciências Biológicas. A Comissão visitou as instalações, laboratórios, biblioteca e diversos setores da faculdade. Após análise de documentos e reuniões com o corpo docente e discente e também funcionários da Faculdade Guairacá, para a satisfação de todos, como gratificação e reconhecimento pelo trabalho feito com dedicação, competência e responsabilidade, a Comissão atribuiu o conceito final: nota 4, numa escala de 0 a 5.
Parabéns à Coordenação, professores, alunos e funcionários pelo excelente resultado obtido no Curso de Ciências Biológicas!
Por Nathalie Fernandes


Pólo magnético da Terra está mudando de lugar


http://tecnologia.colband.blog.br/files/2008/11/081104-magnetic-shield_big1.jpg

O Norte Magnético do nosso planeta está lentamente se movendo cerca de 60 km por ano em direção à Rússia — e nenhum cientista sabe explicar exatamente por que isso acontece. Arnaud Chulliat, geofísico do Instituto de Física do Globo de Paris, afirma que existe uma misteriosa força magnética que está empurrando o Norte magnético para um novo local. Segundo o pesquisador, a força vem do fluxo do centro ferro derretido que forma nosso planeta, de onde surge o campo magnético.

Enquanto isso, cientistas têm evidências de que o centro magnético do planeta se inverte a cada 300 mil anos (norte vira sul, sul vira norte). O detalhe é que a última mudança ocorreu a cerca de 780 mil anos, o que pode significar que uma nova mudança é iminente. Cientistas já descobriram que a força do campo magnético do planeta diminuiu muito nos últimos dois séculos – um fato que faz com que alguns especialistas acreditem que o campo poderia desaparecer completamente nos próximos mil anos. Outros cientistas acreditam que isso se deve simplesmente a flutuações no campo.

Se a primeira teoria se concretizar, o processo terá conseqüências catastróficas sobre a civilização humana e à natureza. Sem um campo magnético, nada nos protegerá das radiações que vêm do espaço, e o clima ficaria completamente maluco – e o sol queimaria todos os nossos serviços de navegação e de comunicação, além de fritar todos nós. Além disso, milhares de espécies animais que migram ficariam completamente perdidas, o que afetaria várias cadeias alimentares em todo o mundo.

fonte: hipercience
original: NationalGeographic
foto: http://tecnologia.colband.blog.br/files/2008/11/081104-magnetic-shield_big1.jpg


Charge
feita com a história da Tia Márcia Cziulik