Um mundo sustentável

Há quem nunca se imaginou vivendo em um lugar lindo dando “comidinha para patinhos” em um lago? Onde as flores desabrocham todas as manhãs? Os rios deslizam pelas colinas e a grama verde cresce sonolenta em meio a relva molhada? Bem este lugar até parece historia de criança, mas é o que todo mundo sonha, e existe, mas sem perceber todos os dias, penosamente vemos em meio às flores papéis de balas e bitucas de cigarro, sem contar com os “cocôs das mascotes de donzelas”, ou então deslizando dentre os rios; coloridas sacolas, pedaços de isopor, brinquedos, pneus, sofás, carcaça de carros, encostas e algumas casas, e ainda junto a grama muita porcaria. Não que queiram, mas todo este lixo resulta em graves desastres ambientais, noticiados diariamente pelas mídias. E ainda tem gente que teima em dizer – há, deixe quieto pois todo mundo joga o lixo no chão, e tem os catadores pra limpar – infelismente o que pensar de uma criatura destas. (troféu joinha pra ti amigo!)


Por que muitos não querem fazer a diferença, o que custa? Tudo bem, claro que você já deve ter visto tantas outras mil frases deste gênero, e esta pessoa também com certeza ( que mesmo assim não ainda teimam em ser rebeldes e não fazer nada).

Mas uma coisa é certa, O nosso estado foi escolhido para realizar programa piloto da ONU que tem por objetivo fazer do Paraná ser referência mundial em sustentabilidade, Em termos de meio ambiente, sociedade e urbanização.

“O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades "
(Brundtland, 1987).

Mas devemos saber que isso não é responsabilidade dos governantes e sim de cada cidadão.

E é por isso que a todo momento estaremos postando sobre desenvolvimento sustentável.

fonte desta reportagem...

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=180378&t=parana-sera-piloto-em-projeto-da-onu

Paraná será piloto em projeto da ONU

O Programa de Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) quer implantar no Paraná um piloto de um programa de sustentabilidade, transformando-o em referência mundial. A proposta foi apresentada ontem ao governador Beto Richa pela diretora do Programa de Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a australiana Elizabeth Ryan, que esteve no gabinete acompanhada do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, e dos técnicos da Copel Eduardo Manoel Araújo e Rosane de Souza, especialistas em gestão estratégica para a sustentabilidade.


“Apresentamos ao governador o Programa de Cidades Sustentáveis, que está sendo desenvolvido em cidades de alguns países, juntamente com a proposta de fazermos do Paraná o primeiro Estado sustentável do mundo. Esse projeto foi muito bem recebido pelo governador”, disse Silvestri.

“Queremos implantar no Paraná esse projeto piloto e fazer dele referência para o mundo inteiro”, completou Elizabeth Ryan.


O programa prevê a criação de uma rede multisetorial para o desenvolvimento sustentável, envolvendo entidades da sociedade civil, as diferentes instâncias governamentais, empresas públicas e privadas e organismos nacionais e internacionais de financiamento. O trabalho envolve, entre outras vertentes, a mobilização da sociedade para participar da discussão da agenda pública, a organização e qualificação de informações para subsidiar decisões e a busca de recursos para executar os projetos destinados a alcançar as metas definidas – tudo isso tendo como pano de fundo a sustentabilidade.


fonta das imagens :

http://meioambiente.culturamix.com/lixo/lixo-reciclavel

http://www.jagostinho.com.br/wp-content/uploads/2011/06/Cataratas..jpg

______________________________________________________

COMENTÁRIO DO BLOG :

O que acha de começar já, não banque o panaca, vá até as lixeiras da sua casa e separe o lixo.
Reciclaveis em uma sacola, organicos em outra!


______________________________________________________

0 comentários: