Ao contrario do que muitos imaginavam transplante de orgãos artificiais já é realidade, mesmo não sendo um orgão complexo mas é funcional.

Primeiro transplante de órgão totalmente sintético foi um sucesso




Este marco aconteceu no hospital da Universidade Karolinska, na Suécia, e o paciente diagnosticado com câncer recebeu uma nova traqueia totalmente produzida artificialmente, sendo o primeiro transplante de um órgão totalmente sintético da história.

A substituição foi da área onde o paciente estava com as células cancerígenas instaladas e há uma vantagem gigantesca com um procedimento destes, já que a taxa de rejeição do novo órgão é exatamente nulo e não é necessário ficar em uma fila na espera de um doador, o que pode levar anos. Este novo procedimento pode praticamente eliminar a fila de espera e até os óbitos relacionados com esta espera.

A invenção da nova traqueia foi liderada pela Universidade College London, que mapearam a traqueia original do paciente e criaram uma espécie de molde onde foram inseridas células tronco do próprio paciente, para que fizessem o resto na construção desta nova traqueia. Todo procedimento de “nascimento” da traqueia nova levou dois dias. Este procedimento foi tão bem feito e deu um resultado tão positivo, que a mesma equipe pretende criar outra traqueia para um bebe que teve uma má formação da sua própria. Nós esperamos que este método de transplante possa chegar em todo o planeta e com valores acessíveis, já que seus benefícios são muito maiores do que os métodos tradicionais de transplante.

fonte: http://msn.techguru.com.br.

Com informações do site da BBC.

0 comentários: