COMENTÁRIO...
...TRABALHOS DE PÓS GRADUANDA FOI APRESENTADO NA III CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL. 





A Prof. Dra Marcia Cziulik esteve participando no último final de semana, 29 e 30 de setembro, da III Conferência Brasileira de Enriquecimento Ambiental que aconteceu na USP em São Paulo.
O bem-estar dos animais tem sido tema de muitas discussões em todo o mundo científico e é altamente valorizado nos Estados Unidos e países da Europa. Na busca por uma melhor qualidade devida para todas as espécies animais, uma ferramenta vem sendo utilizada amplamente em todos os países: o enriquecimento ambiental.
No evento estiveram presentes nomes importantes, entre eles: o Prof. Dr. Donald Broom, da Universidade de Cambridge, autor de vários livros e considerado o “papa” na questão bem-estar animal.  Valerie Hare, fundadora do The Shape of Enrichment, que coordena diferentes trabalhos em inúmeras instituições americanas e européias. E, o médico veterinário Gerardo Martinez do Africam Safári no México, que realiza um trabalho fantástico de lida com os animais através do treinamento sem dor. Ele mostrou o trabalho que realiza na Tailândia com elefantes, que ainda são submetidos a inúmeros maus tratos, e como isso vem mudando o modo de agir da comunidade local em relação aos animais.

A Prof. Dra. Marcia participou da Conferência apresentando o trabalho de TCC que foi desenvolvido durante agraduação pela aluna Ana Carolina Sékula intitulado: “Práticas de enriquecimento ambiental no Parque Municipal das Araucárias, Guarapuava,Paraná: um estudo de caso com macacos-prego (Cebus apella)”.
Sem dúvida participar de encontros como este, onde a troca de idéias é constante e onde se toma conhecimento doque outros profissionais estão fazendo na área, é extremamente importante para melhorar o nível dos trabalhos produzidos pelos alunos da Faculdade Guairacá.
Durante o evento a Prof. Marcia assumiu, ainda, o compromisso de escrever um artigo para publicar na Revista“The Shape of Enrichment”.

0 comentários: