Curitiba recebe ônibus movidos a eletricidade e biodiesel que poluem 90% menos

:D 90% MENOS EMISSÕES DE POLUÊNTES, .


            


Retirado do site

 01/10/2012
Eleita a cidade mais sustentável do mundo, Curitiba lançará mais uma novidade ecológica. São os primeiros ônibus híbridos produzidos no Brasil, que vão circular pela cidade a partir do próximo sábado (29).
Os veículos são movidos a eletricidade e biodiesel. Batizados de hibribus, eles são capazes de reduzir em até 90% a emissão de gases poluentes e 35% do consumo de combustível comparados aos ônibus que circulam atualmente.
Além da questão ambiental, o hibribus não emite ruídos em cerca de 30% do tempo de operação. Ele é fabricado na unidade da montadora Volvo em Curitiba. Até então, o hibribus só era produzido na Suécia, sede mundial da marca.
O modelo começou a ser fabricado em junho para ser apresentado na Conferência de sustentabilidade da ONU, a Rio+20. A previsão é que Curitiba receba mais 30 hibribus. Além disso, mais 50 modelos devem chegar a capital paulistana.
Os dois motores do ônibus funcionam de forma independente. A parte elétrica é usada para arrancar o veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Na parte superior do ônibus fica a fonte, que é utilizada como geradora de energia durante as frenagens.
O motor a diesel por sua vez é usado para velocidades mais altas. O sistema do modelo permite carregar as baterias através da energia de desaceleração provocada sempre que os freios são acionados. Este motor fica desligado quando o ônibus está parado.
Devido à tecnologia aplicada neste modelo, o hibribus custa $ 600 mil. Para o diretor de transportes da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Antonio Carlos Pereira Araujo, vale a pena optar pelo hibribus. “A alternativa de tecnologia compensa o investimento inicial pelos benefícios e depois há um barateamento do produto”, afirmou Araujo ao G1.
* Com informações do G1.

0 comentários: