CÃO QUE BRINCA VIVE MAIS!




Cachorros adoram brincar! Isso é uma unanimidade entre os peludos. Mas você sabia que algumas brincadeiras podem ajudar o seu companheiro a ter uma vida mais saudável e feliz? A melhor brincadeira é aquela em que o cão se exercita, sem desrespeitar sua vontade e suas limitações, de acordo com a faixa etária e condição.Quando filhotes, os animais, instintivamente, demonstram os primeiros sinais de interação com seu grupo, seja com cachorros da mesma ninhada ou com a própria mãe. Durante o processo de aprendizagem, alguns comportamentos serão a base das brincadeiras que vão acompanhá-los por toda a vida. Correr, morder, puxar e saltar. Todos esses comandos básicos se desenvolvem, ao passar do tempo, e viram jogos. Além de colaborar para o desenvolvimento cognitivo do cão (raciocínio, atenção, memória, etc.), a brincadeira pode ser uma grande aliada na busca por uma vida mais saudável.
Para um bom começo de como brincar com seu pet, a utilização de acessórios e brinquedos durante as brincadeiras é essencial, especialmente para filhotes, para que não estimule aquelas mordidinhas nas mãos. É importante, também, levar em conta o tamanho e o potencial do cão, bem como o do tutor, durante as atividades para que não ocorram acidentes nem frustrações por parte de ambos. Não é interessante brincar de cabo de guerra com seu pet, ou permitir que o cão fique pulando e mordendo, ou mesmo que haja rosnados durante as brincadeiras. O momento da brincadeira deve servir para ajudar no desenvolvimento do animal, não para estimular uma conduta agressiva.

Assim como os cães, toda criança adora brincar. Mas como fazer para que essa interação seja feita de maneira saudável e sem medo? Os pais têm que ensinar a seus filhos que qualquer animal deve ser respeitado, e por isso comportamentos como puxar o rabo ou pelos e pegar o pet contra a sua vontade estão proibidos, já que podem causar mal-estar e atitudes impulsivas, como morder para se proteger. O animal deve associar a criança somente com coisas boas e nunca ser repreendido na sua presença. Toda interação entre cães e crianças deve ser supervisionada, independentemente do temperamento do cão.

Estimule a mente - Os jogos inteligentes são oferecidos para os cachorros com o intuito de aumentar a sua capacidade de raciocínio e entretê-los quando seus donos não estão em casa.Os brinquedos interativos proporcionam um desafio mental superimportante, além de auxiliar o pet e manter a sua capacidade cognitiva. Por isso é essencial continuar com essas brincadeiras com animais idosos.
Corpo em forma - Que cachorro nunca brincou de pega-pega, esconde-esconde ou de pegar a bola? Todas essas brincadeiras podem parecer simples, mas contribuem para o fortalecimento e desenvolvimento da musculatura, coordenação motora, mantêm as articulações lubrificadas e dão agilidade.
Vinculo com o Pet - Qualquer tipo de jogo que envolva o homem e o cachorro acaba estreitando os laços de afeto entre ambos. Não é preciso ter um quintal espaçoso para brincar com o seu companheiro. Atividades dentro de casa com brinquedos improvisados podem melhorar muito o convívio do dono com o seu peludo de estimação.

Fonte: http://www.cannysefellys.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92:cao-que-brinca-vive-mais

0 comentários: