Dica de aula prática para regência no 9º ano!!

Reação química

Leite Psicodélico

O experimento a seguir é muito interessante para se realizar em sala de aula para explicar os conteúdos de polaridade, solubilidade e como os detergentes agem para remover a gordura. Além de serem necessários apenas materiais simples, que podem ser encontrados em praticamente todas as cozinhas, o efeito visualizado nesse experimento é muito bonito e chama a atenção dos alunos, tornando a aula de química muito interessante.

Materiais:

  • Um prato; ( Dar preferência aos pratos rasos).
  • Leite;
  • Corantes alimentícios; (Atenção para que haja a reação entre os componentes utilizar corante sem gordura).
  • Detergente líquido para lavar louças.

Procedimento experimental:

1. Coloque o leite no prato;

2. Adicione gotas dos corantes alimentícios de diferentes cores no leite;


3. Pingue 1 gota de detergente líquido no meio do leite e observe o efeito resultante.


Continue pingando o detergente em diferentes partes do leite. Essa parte também pode ser feita molhando um palito de dente no detergente e tocando em diferentes pontos da superfície do leite.

Resultados e discussões:

O efeito visto ocorre porque o detergente dissolve (emulsifica) a mistura de leite e corante. O leite é uma mistura de várias substâncias, principalmente água e gordura. No entanto, o leite que compramos para consumir é homogeneizado, o que significa que por meio de processos industriais a gordura do leite passa por um furo muito pequeno que quebra os glóbulos de gordura, tornando-os minúsculos e fazendo com que fiquem em suspensão no leite.
Assim, os corantes não se misturam no leite por causa de sua gordura. Mas o detergente é um agente tensoativo, que é capaz de quebrar essa tensão superficial que impede o corante de se dissolver no leite.
Essa ação do detergente pode ser entendida no processo de retirada da gordura das louças. O detergente é constituído por moléculas com longas cadeias carbônicas apolares e uma extremidade polar.
Visto que possui uma parte apolar e uma polar, o detergente é capaz de interagir tanto com a gordura como com a água. A extremidade polar interage com a água e a cadeia longa apolar interage com a gordura, formando pequenos glóbulos, chamados de micelas.
Nas micelas, a parte apolar fica voltada para a parte interna do glóbulo em contanto com a gordura, e a parte polar fica voltada para a parte exterior, em contato com a água. Dessa forma, quando se “arrastam” as micelas de detergente, removem-se também a gordura junto, pois ela estará aprisionada na região central da micela.
Um fenômeno similar ocorre com o leite e o corante, sendo que o detergente quebra a tensão e eles começam a se misturar loucamente.

Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/experimento-leite-psicodelico.htm

Para visualizar melhor como ocorre essa prática assista o vídeo a seguir:



Fonte do  vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8dY3jRUPGXI&feature=related

0 comentários: