Ciêntistas criam pele artificial eletrônica

que também permitirá diagnóstico de doenças à distância

em (+-) 2032

-How! Olha ali, um pendrive?

-Não boboca, é meu dedo!

Cientistas conseguiram criar uma pele eletrônica artificial, ela é bem parecida com a pele humana, tem rigidez e é maleável, é capaz de transmitir a distâncias a freqüência cardíaca e atividade cerebral, ela foi apresentada em um artigo na Sciense dia 11 de agosto de 2011, é como um adesivo, é carregado com muitos sensores, pode ser usada como curativo eletrônico acelerando a cicatrização. E vocês acham que é só isso!. As possibilidades de aplicação vão além. Hó! Pode ser usada em tratamentos de doenças de pele, além de servir como pele artificial para robôs e próteses biônicas, que podem ser usadas para sensoriamento, e em transmissores ligados a garganta também podem auxiliar na comunicação, para pessoas com lesões que limitam a capacidade de fala.

John A. Rogers, da Universidade de Illinois, O Pioneiro e Mago da tecnologia de sensores-ultrafinos flexíveis, em parceria com pesquisadores de Cingapura e China, afirmou, "Nosso objetivo foi desenvolver tecnologia eletrônica integrada à pele, de modo a ser mecânicamente e fisiologicamente invisível para o usuário".

Existem uma infinidade de circuitos eletrônicos além deste, incluindo sensores, LEDs, transistores, capacitores de radiofreqüência, antenas, bobinas, condutoras e até células solares.

O nome técnico da pele eletrônica é Sistema Eletrônico epidérmico.

A pele artificial tem espessura de um cabelo, é feita basicamente de um polímero que é solúvel em água, adere-se facilmente a pele quando úmido (como se fosse aquelas tatuagens de salgadinho, lembram?), não é necessário nenhum tipo de adesivo ou cola, com atração natural das moléculas pela pele ela fixa-se sozinha graças às forças de Van der Walls, e ficando visível somente os circuitos, e caso sua cara ou a parte que você usar, seja cheia de rugas, não tenha receio, ela se estica naturalmente :D, pode coloca-la em qualquer lugar, e não traz irritações a pele!

"Nós estamos borrando a fronteira entre eletrônica e biologia. Todos os eletrônicos atuais são duros e rígidos. A biologia é macia, elástica. São dois mundos muito diferentes. Nossa pele eletrônica pode de fato integrar esses dois mundos" diz Yonggang Huang, Principal autor da pesquisa.

Os testes mostraram que a pele eletrônica funciona por até 24 horas sem causar qualquer irritação, usando os circuitos nos braços, pescoço, testa, bochecha e queixo(é nessa parte que a Xuxa entra e diz! ♪♫♪Cabeça, Ombro Joelho e Pé!, Joelho e Pé! ♪♫♪), Todas as áreas que exigiram bastante da flexibilidade do material! (Ops! Tomara que só foram testados nas partes citadas acima).As medições da atividade elétrica produzidas pelos músculos e pelo coração foram as mesmas obtidas com os aparelhos médicos atuais, os voluntários usaram esses aparelhos simultaneamente.

Agora os pesquisadores estão trabalhando para melhoramento da tecnologia, com comunicação Wi-fi, tal conectividade poderá criar um sistema integrado, facilitando o controle dos aparelhos, imaginem no futuro, você chegar num hospital ou em um posto de saúde, e ir direto para pegar a receita médica, ou ainda em caso de doenças graves, supostamente existirá um banco de dados, com os características de cada pessoa, como esta o funcionamento do organismo, quais precauções ter. e não somente na área da saúde, será a próxima evolução o Homo sapiens biônico, uma espécie hibrida de máquina e humano! Que tal trocar partes sobressalentes!

E se isso acontecer? Talvez também num futuro breve! Não teremos mais a privacidade de nossos sonhos, ou de se esconder na escuridão das nossas caixas cranianas.

_____________________________________________

Comentários do Blog!

Ham!!! Graças aos avanços tecnológicos, as próteses estão cada vez mais sofisticadas, seguras e próximas da perfeição...

_____________________________________________

1.Fontes:

1.1.http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/08/11/cientistas-criam-pele-artificial-eletronica-que-permitira-diagnostico-de-doencas-a-distancia.jhtm.

1.2.http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=pele-eletronica-flexivel&id=030110110811

1.2.1. bibliografia da fonte:


Dae-Hyeong Kim, Nanshu Lu, Rui Ma, Yun-Soung Kim, Rak-Hwan Kim, Shuodao Wang, Jian Wu, Sang Min Won, Hu Tao, Ahmad Islam, Ki Jun Yu, Tae-il Kim, Raeed Chowdhury, Ming Ying, Lizhi Xu, Ming Li, Hyun-Joong Chung, Hohyun Keum, Martin McCormick, Ping Liu, Yong-Wei Zhang, Fiorenzo G. Omenetto, Yonggang Huang, Todd Coleman, John A. Rogers.-Epidermal Electronics,Science,12 August 2011,Vol.: 333 - pg. 838-843,DOI: 10.1126/science.1206157




 




 

0 comentários: