próxima parada?

Ilha do Campe
che!!!


comentário...

É REALMENTE UM PARAÍSO, PESSOAL SUGESTÕES JÁ SABEM É SÓ COMENTAR!







A Ilha do Campeche é conhecida sobre sua exuberância natural e as inscrições deixadas pelas civilizações remotas, sendo a misteriosa ilha uma das mais belas.

 Possui uma única praia de areias brancas e mar calmo com águas cristalinas de um belo tom turquesa, Entre as rochas de sua costeira, podem-se ver magníficas piscinas naturais, desvendando uma rica fauna submarina. que abrigam uma grande quantidade de peixes que não se incomodam nem um pouco com os visitantes.

Fica em frente ao Pontal do Campeche, localizada na costa leste ao Sul da Ilha de Santa Catarina Com seu formato alongado oferece a praia solitária e convidativa. E um verdadeiro paraíso com costões cobertos por Mata Atlântica e povoada por animais silvestres como o tié-sangue (que está na lista dos animais em extinção), vivem em meio à Mata preservada.

A denominação Campeche origina-se do popular “Pau Campeche”, uma leguminosa de nome científico "Haematoxylon campechianum". Esta planta provavelmente já era conhecida do povo Maia e com as invasões dos espanhóis no México, foi identificada e chamada igualmente como “Pau Brasil de má qualidade”. Em Santa Catarina, a planta deve ter sido identificada na época da Invasão Espanhola de 1777, originando a denominação.
O mais antigo mapa conhecido que registra a pequena ilha como Campeche é datado de 1872. Este documento refere-se apenas à pequena ilha. A partir de 1927. os franceses utilizando de um referencial geográfico para identificar um campo de pouso em Florianópolis, generalizaram, estendendo a denominação da pequena ilha para a praia localizada em frente à mesma, como aparece nos mapas de navegação aérea da Companhia Latecoére, nos anos 20-30. Com isso a planície ficou conhecida também por Campeche.
Houve, na Ilha do Campeche, uma ocupação milenar, que deixou vestígios arqueológicos interessantes. Trata-se da maior quantidade de inscrições rupestres do litoral sul do Brasil; um total de 167 gravações, representando 53% do que se conhece em toda a Ilha de Santa Catarina. São vários metros quadrados de paredões, blocos isolados de diabásio preto, encontrados nos costões do lado oeste da ilha.
Basicamente, os desenhos são geométricos e têm formas humanas e de animais. Figuras formadas por meio de círculos, triângulos, quadrados e espirais, além da estranha ocorrência de hexágonos. À beira-mar ou em ilhas, a arte rupestre está presente em quase todo o litoral catarinense e é na Ilha do Campeche onde está a maior concentração.
Também existem muitas oficinas líticas, indicando a atividade de produzir, afiar e polir instrumentos de pedra, e formações rochosas curiosas, como a famosa "Pedra Fincada" de mais de dez metros de altura.
Estudos demonstram que diferentes grupos humanos viveram na Ilha do Campeche, em diversas épocas. Dos povos primitivos, sabe-se que eram caçadores, pescadores e coletores e que se alimentavam basicamente de moluscos, origem dos sambaquis, grande quantidade de conchas e outras sobras do cotidiano, acumuladas em uma espécie de "lixo pré-histórico". Pontas de lança e de flecha indicam a presença de sambiqueiros itamaracás com hábitos de caça e pesca. Outros estágios de ocupação da ilha seriam o ano 800, pelos índios tupi-guaranis, e o século XVIII, pelos homens que se dedicavam à caça de baleia.
A Ilha apresenta algumas elevações; a mais alta, chamada Morro do Norte (85m), está situada na extremidade setentrional da ilha, onde há um arvoredo mais cerrado.
Atualmente são promovidos passeias de escuna para conhecer os aspectos ecológicos e arqueológicos da ilha e percorrer suas trilhas rústicas.
a entrada do público na Ilha do Campeche é controlada e monitorada sendo então normalmente no verão feita a contagem de 600 visitantes por dia.



A ilha ainda oferece um blog... 

então mais informações [clique aqui]

Ilha do Campeche - Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional




Fonte:

0 comentários: